segunda-feira, 29 de maio de 2017

Atualidades – Maio/2017

Atualidades – Maio/2017


Conflito Agrário no Maranhão

Numa região que é alvo de conflito agrário, 10 pessoas ficaram feridas em um confronto entre índios e fazendeiros, no povoado Bahias, na cidade de Viana (MA), localizada a 220 km de São Luís, no domingo (30/04). Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), um grupo de fazendeiros atacou o território e feriu os indígenas. O governo federal enviou uma equipe da Polícia Federal para evitar novos conflitos.


STF determina a soltura de José Dirceu

A Segunda Turma do STF mandou soltar na terça-feira (02/05) o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu Condenado duas vezes na Operação Lava Jato, o petista estava preso em Curitiba desde agosto de 2015. Com a decisão, a Segunda Turma acolheu o pedido de liberdade apresentado pela defesa de Dirceu para revogar a ordem de prisão decretada pelo juiz federal Sergio Moro responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância da Justiça Federal. O entendimento do STF é que já não há risco de cometimento de novos delitos e que, agora, a prisão só poderá ser efetivada se Dirceu for condenado na segunda instância – no caso, em um julgamento do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que ainda não tem data para acontecer.


Depoimento do ex-presidente Lula

Em depoimento ao juiz Sergio Moro, em maio, o ex-presidente Luiz Inácio Lula falou sobre as acusações de ter sido beneficiado pelo “caixa-geral” de propinas da Empresa OAS, recolhido a partir de desvios em obras de três refinarias. Lula disse que nunca teve a intenção de comprar um tríplex no Guarujá. Ele afirmou que a compra de um apartamento simples foi fechada pela sua esposa, Marisa Letícia, em 2005. O ex-presidente é réu em cinco ações penais, acusado de crimes como corrupção; lavagem de dinheiro, tráfico de influência, organização criminosa e obstrução de justiça.


Crise Política no Governo Temer

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin divulgou o áudio do encontro entre o empresário Joesley Batista, um dos donos do frigorífico JBS, e o presidente Michel Temer em maio. A divulgação foi feita após a decisão do ministro, que retirou o sigilo dos depoimentos de delação do empresário. O áudio tem cerca de 40 minutos. Na conversa, Temer e Batista conversam sobre o cenário político, os avanços na economia e também citam a situação do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que foi preso na Operação Lava Jato. A revelação do conteúdo da conversa gerou uma grave crise política na base do governo e pedidos de Impeachment contra o presidente.


Nova Constituinte na Venezuela

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, convocou em maio uma assembleia constituinte para tentar resolver a crise política no país. Maduro nomeou uma comissão presidencial para realizar a consulta popular proposta e esclarecer todas as dúvidas sobre o poder constituinte. O presidente disse que "por meio de voto direto do povo, cerca de 500 constituintes serão eleitos". O presidente da Assembleia Nacional (AN) da Venezuela, o opositor Júlio Borges, afirmou o Maduro consumou seu "contínuo golpe de Estado" depois desta convocação.


Eleições na França

O candidato centrista Emmanuel Macrondo partido político Em Marcha! - venceu no domingo (07/05) o segundo turno das eleições presidenciais da França com uma vantagem de mais de 30 pontos percentuais sobre sua adversária, a líder da extrema direita Marine Le Pen. Com 100% das urnas apuradas, Macron conseguiu 66,03% dos votos contra 33,94% de Le Pen. É a segunda vitória mais ampla na história da V República, só atrás de Jacques Chirac contra Jean-Marie Le Pen, pai de Marine, em 2002.


Atentado em Manchester

Pelo menos 22 pessoas morreram, incluindo crianças e adolescentes, e 59 ficaram feridas em um atentado ocorrido na noite da terça-feira (23/05) ao final de um show da artista Ariana Grande no pavilhão Manchester Arena, segundo a polícia da cidade britânica. A Polícia identificou o britânico, descendente de uma família líbia, Salman Abedi, 22 anos, como suspeito de ser o terrorista suicida. A autoria do atentado foi assumida pelo Estado Islâmico.


Ação da Prefeitura na Cracolândia em SP

A prefeitura paulistana e o governo do estado deflagraram em 21/05 uma grande operação policial na região da Cracolândia para combater o tráfico de drogas. O prefeito João Dória visitou a região e disse que o projeto De Braços Abertos, da prefeitura anterior, foi finalizado e que a ação, faz parte do projeto Redenção. Segundo o movimento Craco Resiste, a operação começou por volta das 4h, com forte presença de policiais. Integrantes do movimento disseram à reportagem que a polícia chegou jogando bombas na população.
O projeto Redenção, da gestão Doria, pretende erradicar o tráfico de drogas em oito regiões da cidade conhecidas como Cracolândia. O projeto prevê ações em cinco campos: policial, social, medicinal, urbanística e de zeladoria urbana. As iniciativas, segundo a prefeitura, vão envolver grupos de trabalho que serão coordenados por quatro frentes: governo municipal, governo estadual, governo federal e sociedade civil organizada.


Morte do escritor Antônio Candido

O escritor, crítico literário e sociólogo Antônio Candido faleceu em 12/05, em São Paulo, aos 98 anos. Nascido no Rio de Janeiro, em 24 de julho de 1918, o intelectual era professor emérito da Faculdade de Filosofia e Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) e ganhador de vários prêmios importantes da literatura nacional. Entre as obras do escritor, estão Formação da Literatura Brasileira: Momentos Decisivos e O observador literário, publicados em 1959; Tese e Antítese: Ensaios e Os Parceiros do Rio Bonito: Estudo sobre o Caipira Paulista e a  Transformação dos seus Meios de Vida (1964); Literatura e Sociedade: Estudos de Teoria e História Literária (1965); O Estudo Analítico do Poema (1987); O Discurso e a Cidade (1993).


Ransomwares

Um ataque digital tomou conta dos computadores mundiais, na sexta-feira (12/05), fazendo com que inúmeros serviços digitais fossem paralisados. O referido ataque consistia numa espécie de sequestro digital (ransomware), ou seja, os usuários dos computadores que foram infectados não tinham acesso aos dados de seus aparelhos e só os obteriam mediante a um resgate de até 600 dólares. O Ransomware é um tipo de malware (malicious software) que restringe o acesso ao sistema infectado e cobra um resgate para que o acesso possa ser restabelecido. O antivírus Avast registrou quase 60000 ataques em 99 países, como no Sistema de Saúde Britânico e no INSS no Brasil. Esses sequestros só foram possíveis por causa de um programa desenvolvido pela Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos e que foi roubado por hackers.


TESTE

1 - (FAFIPA – 2016 - Prefeitura de Paranaguá – PR -  Economista) Atualmente, a organização terrorista conhecida como Estado Islâmico tem reivindicado inúmeros atentados ao redor do mundo, fazendo centenas de vítimas. Apesar de ter adeptos por todo o planeta, suas atividades se concentram, principalmente, em dois países do Oriente Médio. Assinale a alternativa que apresente quais são os países mencionados. 
a) Iraque e Turquia.
b) Arábia Saudita e Síria. 
c) Turquia e Líbia.
d) Iraque e Síria.
e) Irã e Síria.


Gabarito:  1D

Nenhum comentário:

Postar um comentário