terça-feira, 3 de outubro de 2017

Atualidades - Agosto/2017



Atualidades - Agosto/2017


           Atentado em Barcelona
      O Estado Islâmico (EI) assumiu a autoria do atentado na região central de Barcelona (ESP) na quinta-feira (17/08), quando uma van atropelou dezenas de pessoas, deixando vários mortos  e feridos. O ataque ocorreu nas Ramblas, um calçadão de pedestres e importante ponto turístico da cidade.,O comunicado do EI foi divulgado por sua agência de propaganda, Amaq, e retransmitido pelo centro americano de vigilância dos sites extremistas. 

          Novos testes da Coreia do Norte – ago/2017
         A Coreia do Norte disparou "vários projéteis" em direção ao mar em sua costa leste, segundo o Exército sul-coreano no final de agosto. Um míssil foi lançado da província de Gangwon e percorreu cerca de 250 km, segundo autoridades da Coreia do SulA Coreia do Norte vem acelerando seu programa de testes com mísseis. Segundo autoridades militares dos EUA, o teste a partir de Gangwon não ameaçou a Ilha de Guam nem as posições americanas.

         Denúncia contra  Temer
     A Câmara dos Deputados rejeitou a denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB), por corrupção passiva, proposta pela Procuradoria-Geral da República (PGR).Votaram 492 deputados dos 513 deputados: 263 a favor do relatório, 227 contra, 2 abstenções e 19 ausências. Com a decisão, os deputados livraram Temer de responder no Supremo Tribunal Federal (STF) a processo que, se instalado, provocaria o afastamento do presidente por até 180 dias. AgoraTemer responderá no STF somente após a conclusão do mandato, em 31 de dezembro de 2018.
       
          Eleições no Amazonas
        Amazonino Mendes (PDT), foi eleito o novo governador do Amazonas no domingo (27/08). É a quarta vez que ele ocupará o cargo no estado. Ele venceu Eduardo Braga (PMDB) no segundo turno - em eleição convocada após a cassação de José Melo (PROS) - com 782.933 (59,21% ) votos, contra 539.318 (40,79% ) de Braga.
        Governo anuncia privatizações
        O Governo Temer anunciou em agosto uma lista de 57 concessões e privatização do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).A lista dos projetos aprovados na terceira reunião do programa incluem a Eletrobras, a Casa da Moeda, a Lotex (braço da Caixa Econômica Federal para loterias instantâneas),  a concessão de 14 aeroportos, incluindo Congonhas (SP) e Recife (PE), além das BRs 153 (GO/TO) e 364 (RO/MT).
   Extinção de Reserva Nacional
       O presidente Michel Temer extinguiu em 23/08 a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca), criada em 1984 pelo governo do General João Figueiredo. Então, foi definida a proteção da área de 47 mil quilômetros quadrados, incrustada em uma região entre os estados do Pará e do Amapá. A extinção da Renca foi alvo de críticas de ambientalistas, de artistas e também de outros setores da sociedade. No final de setembro, um decreto do presidente Michel Temer publicado no Diário Oficial da União revogou a extinção da Reserva Nacional do Cobre e Associados.

           TESTE
         1 - (VUNESP - 2017 - TJ-SP) A crise atual entre os EUA e a Coreia do Norte se intensificou em 8 de abril, quando, após um teste de míssil frustrado pela Coreia do Norte, Trump disse ter enviado uma “armada muito poderosa” para a península coreana, uma referência ao porta-aviões USS Carl Vinson e a um grupo tático. (G1, 23.04.17. Disponível em: <https://goo.gl/20hQJx> . Adaptado) Entre as reações da Coreia do Norte a essa ação norte-americana, é correto identificar
       a) a decisão de interromper o programa nuclear, o convite público a agentes de inspeção da ONU e a aproximação com os países vizinhos.
       b) a ruptura com a moderada e conciliatória China, a ameaça de invasão da Coreia do Sul e a hostilização do Japão.
       c) o seu desligamento da ONU, a expulsão dos diplomatas dos países ocidentais e a aliança com outros países comunistas.
      d) o pedido de intermediação da China, o recurso à ONU para negociação e o aceno aos EUA com uma proposta de acordo.
       e) a exibição pública do seu arsenal militar, a realização de novos testes de mísseis e a ameaça de um ataque nuclear preventivo.
        
        2 - (FEPESE - 2016 - CELESC) (Em 2015 o Brasil passou por uma preocupante crise energética que causou sérios prejuízos à economia nacional. Escolha, entre os fatores abaixo, os que seriam causas dessa crise.
1. A redução de investimentos na transmissão, distribuição e conservação de energia elétrica.
2. A dependência do país com relação às usinas hidrelétricas.
3. Baixos índices pluviométricos.
4. Aumento de consumo residencial de energia elétrica.
a) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
b) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
c) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
d) São corretas apenas as afirmativas 2, 3  e 4.
e) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Gabarito:  1E  2D









Nenhum comentário:

Postar um comentário