quinta-feira, 3 de maio de 2018

Atualidades - Abril/2018

Atualidades - Abril/2018


Eleições no Paraguai

O candidato direitista Mario Abdo Benítez venceu a eleição presidencial no Paraguai no domingo (22/04).  Ele recebeu 46,49% dos votos, informou o presidente do Tribunal Eleitoral do país, Jaime Bestard. Seu principal oponente, o liberal Efrain Alegre, de uma coalizão de centro esquerda, recebeu 42,72% da preferência dos eleitores. Benítez sucederá em agosto o presidente Horacio Cartes, um empresário da indústria do tabaco que, nestas eleições, candidatou-se ao Senado. Marcado por ser de uma família muito próxima do ex-ditador Alfredo Stroessner, o candidato do partido governista à presidência do Paraguai, Mario Abdo Benitez, do partido Colorado, se esforçou para provar suas credenciais democráticas e republicanas.


Encontro de líderes das duas Coreias

Os líderes das duas Coreias, Kim Jong-um (Norte) e Moon Jae-in (Sul), concordaram na sexta-feira (27/04), durante a histórica cúpula realizada na fronteira entre os dois países, em buscar “a completa desnuclearização” da península coreana. O governo sul-coreano reconheceu os gestos adotados pelo regime norte-coreano, que recentemente anunciou estar congelando seus testes nucleares e de mísseis e fechando seu centro de testes atômicos. Nesse sentido, Moon Jae-in também concordou em visitar Pyongyang no segundo semestre deste ano para manter a atual aproximação entre os países, que se comprometeram hoje a cooperar para abrir conversas com os Estados Unidos para, desta forma, assinar um tratado de paz definitivo que substitua o cessar-fogo que encerrou a Guerra da Coreia nos anos 1950.


Ex-presidente Lula preso

O juiz Sergio Moro decretou na quinta-feira (05/04) a prisão do ex-presidente Lula um dia depois de o STF negar um pedido de habeas corpus da defesa do petista. A ordem, emitida pela Justiça de Curitiba, era de que Lula se entregasse até às 17h da sexta-feira (06/04), "vedada a utilização de algemas"Porém, o ex-presidente só foi preso por volta de 18h40 do sábado (07/04), quando deixou a sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, a pé. Ele furou o bloqueio da militância, atravessou uma viela e entrou em um carro da PF que o esperava perto dali, sendo posteriormente transferido para a Superintendência da Polícia Federal na capital paranaense, onde cumpre a pena de prisão.


PF prende amigos do presidente Temer

Ao menos quatro amigos do presidente Michel Temer foram presos no final de março no âmbito de uma investigação sobre supostas irregularidades na concessão e administração de instalações portuárias, informou a imprensa. Os detidos são José Yunes, advogado, amigo e ex-assessor do presidente; o ex-coronel da Polícia Militar João Batista Lima, também amigo de Temer; o ex-ministro da Agricultura Wagner Rossi e Antônio Celso Greco, dono da empresa Rodrimar. As prisões temporárias de até cinco dias foram decretadas pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, no âmbito da Operação Skala. O processo corre sob segredo de Justiça.


Acordo Brasil-EUA sobre aço e alumínio

Os EUA fizeram um acordo preliminar com o Brasil sobre taxas de importação de aço e alumínio, cujos detalhes serão finalizados em até 30 dias. A informação foi divulgada pela Casa Branca poucas horas antes do fim do prazo inicialmente estipulado para o fim da isenção das tarifas de 25% para o aço e de 10% para o alumínio, na segunda-feira (30/04).
A tarifa entrou em vigor no dia 23 de março para todos os países, com isenções para o Brasil. México, Canadá e União Europeia tiveram a isenção de tarifas adiadas até o dia 1º de junho. Já o Brasil, Argentina e Austrália fizeram um acordo inicial, cujo prazo para ser finalizado também é o dia 1º de junho. A Coreia do Sul já finalizou um acordo com os EUA sobre as tarifas. O Brasil é o segundo maior exportador de aço para os EUA. O peso dos EUA é maior entre os produtos semimanufaturados - em janeiro deste ano, por exemplo, eles compraram 53% do total exportado pelo Brasil.


Desemprego no Brasil

O índice de desemprego no Brasil atingiu 12,6% no trimestre encerrado em fevereiro de 2018. Isso significa que 13,1 milhões de pessoas estão desempregadas no país. Os dados foram divulgados no final de março pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da pesquisa Pnad Contínua. A taxa de desemprego ficou maior do que a registrada no trimestre móvel encerrado em janeiro, de 12,2%, na segunda alta consecutiva após nove trimestres de queda. O índice, porém, ainda ficou abaixo do registrado em igual trimestre móvel do ano passado, de 13,2%. De acordo com o IBGE, o número de pessoas ocupadas diminuiu em 858 mil pessoas (ou 0,9%) no trimestre móvel encerrado em fevereiro, na comparação com o trimestre anterior (de setembro a novembro de 2017), para 91,1 milhões. Ante igual trimestre de 2017, porém, houve alta de 1,7 milhão de pessoas.


TESTE

1- (FUNDEP – 2018 – CODEMIG) Figura amplamente conhecida por sua atuação como procurador-geral da República, o Sr. Rodrigo Janot foi substituído nesse cargo por outro membro do Ministério Público Federal escolhido pelo presidente da República. A escolha recaiu sobre o nome de:

a) Gilmar Mendes.

b) Raquel Dodge.

c) Alexandre de Morais.

d) Luislinda Valois.

e) Rosa Weber.



Gabarito: 1B

Nenhum comentário:

Postar um comentário