sábado, 29 de setembro de 2018

Atualidades - Setembro/2018



ATUALIDADES – SETEMBRO/2018



Atentado contra Jair Bolsonaro

Um ato de campanha do candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, foi interrompido na quinta-feira (6/9), em Juiz de Fora (MG), após um tumulto generalizado. Segundo a Polícia Militar de Minas Gerais, o presidenciável foi esfaqueado na região do tórax. No momento da confusão, Bolsonaro estava sendo carregado nos ombros por um apoiador de sua campanha, fazendo corpo a corpo com eleitores, na região do Parque Halfald.  O autor do atentado ao candidato foi Adelio Bispo, que segundo a Polícia Federal teria agido sozinho. Jair Bolsonaro foi operado no município mineiro e depois transferido para Hospital Albert Einsten, em São Paulo. No dia 12/9, o candidato passou por uma nova cirurgia, se recuperou e, atualmente, está na unidade de tratamento semi-intensiva do hospital paulistano.
TSE aprova candidatura de Fernando Haddad 
Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  aprovou na terça-feira (25/9) por unanimidade o registro da candidatura de Fernando Haddad (PT) à Presidência da República. O TSE também aprovou o registro de Manuela D'Ávila (PCdoB) como candidata a vice na chapa. Inicialmente registrado como candidato a vice-presidente pelo PT, Haddad passou a ser o candidato à Presidência após o TSE rejeitar a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva com base na Lei da Ficha Limpa.
Reunião do Conselho Europeu
Os chefes de Estado ou de Governo da União Europeia (EU) encontraram-se na reunião informal de Salzburgo (AUS) para debater a segurança interna, a migração e o BREXIT. O anfitrião da cimeira foi Sebastian Kurz, chanceler da Áustria, que exerce atualmente a Presidência do Conselho.  No encontro, os líderes da UE decidiram reforçar a Guarda Europeia de Fronteiras e Costeira; e intensificar a luta contra todas as formas de cibercriminalidade, manipulação e desinformação. Sobre o BREXIT, os 27 dirigentes  acordaram em que não haverá acordo de saída sem uma solução de último recurso para a fronteira irlandesa que seja sólida, operacional e juridicamente vinculativa.

73ª Assembleia Geral da ONU
O presidente Michel Temer discursou na terça-feira (25/9) na abertura dos debates da Assembleia Geral da ONU e defendeu a integração entre países. Temer destacou isolacionismo, intolerância e unilateralismo como desafios para integridade da ordem mundial. Ele também voltou a reivindicar uma cadeira permanente para o Brasil no Conselho de Segurança. O conselho tem cinco permanentes: Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China. E também tem dez postos rotativos, que outros países se revezam para ocupar por mandatos de dois anos. O Brasil já ocupou dez vezes uma dessas cadeiras.



COPOM mantém Taxa Selic

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (COPOM) decidiu na quarta-feira (19/9) manter a taxa básica de juros (Selic) em 6,5% ao ano. A decisão já era esperada pelo mercado financeiro. Fixado desde março deste ano, este é o menor patamar da Selic desde o início do regime de metas para a inflação, em 1999. A expectativa dos analistas é que a taxa não seja alterada até o fim deste ano e, em 2019, seja elevada gradualmente até alcançar 8% ao ano.

Filme brasileiro no Oscar/2019
O Grande Circo Místico será o representante brasileiro na disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro em 2019. O anúncio foi feito pelo Ministério da Cultura na terça-feira (11/09). O filme de Cacá Diegues  é baseado no poema A Túnica Inconsútil, de Jorge de Lima, para contar os amores e desamores de um clã de artistas de circo, numa saga que perpassa gerações e séculos. Jesuíta BarbosaVincent CasselBruna LinzmeyerAntonio FagundesMariana Ximenes e Juliano Cazarré estão no elenco.
Teste

1 – (PROMUN - 2018 – FUNCABES) 15 de agosto foi o último dia para os partidos políticos registrarem candidaturas para concorrer à Presidência da República, nas eleições de outubro. Os candidatos Marina Silva, Ciro Gomes, Luís Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro foram registrados respectivamente, pelos Partidos:

a) PSB, PDT, PMDB e PSOL.

b) Rede, PDT, PT e PSL.

c) Rede, PSB, PT e PSOL.

d) PSB, MDB, PT e PSL.



Gabarito:   1B





Nenhum comentário:

Postar um comentário