segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

ATUALIDADES - FEVEREIRO/2019


Atualidades - Fevereiro/2019


Eleição no Congresso Nacional

O deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi reeleito na sexta-feira (1º/2) presidente da Câmara por mais dois anos. Esta é a terceira eleição consecutiva que ele vence para comandar a Casa. O mandato como presidente vai até 31 de janeiro de 2021. Na votação, Maia recebeu 334 votos, 77 a mais que o necessário para se eleger no primeiro turno. Apontado como favorito na disputa, Rodrigo Maia conseguiu costurar o arco mais amplo de apoio, com 15 partidos, incluindo o PSL do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Com os votos de 42 senadores, Davi Alcolumbre (DEM-AP) foi eleito no sábado (2/2) presidente do Senado Federal para os anos de 2019 e 2020. O senador Renan Calheiros (MDB-AL) retirou sua candidatura durante a segunda votação em cédulas, após a anulação da primeira votação, na qual a contagem dos votos depositados na urna revelou 82 cédulas, duas delas sem envelopes. O mandato de Alcolumbre à frente da Presidência do Senado Federal  vai até 31 de janeiro de 2021. Ele não poderá concorrer à reeleição em fevereiro de 2021, pois a Constituição proíbe a recondução dentro da mesma legislatura.

Demissão do ministro Bebbiano
Na segunda-feira (18/2), o presidente Jair Bolsonaro decidiu demitir o ministro da Secretaria-Geral, Gustavo Bebbiano (PSL). O substituto será o general da reserva Floriano Peixoto Neto. A demissão do ministro foi confirmada em meio a uma crise no governo que se originou com a suspeita de que o PSL, partido ao qual Bolsonaro e Bebianno são filiados, usou candidatura “laranja” nas eleições do ano passado. A crise também envolve o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PSC), um dos filhos do presidente da República. Bebianno e Carlos mantiveram relação conturbada desde a vitória eleitoral de Bolsonaro, em busca de espaço e influência dentro do governo. O filho do presidente costumava criticar o aliado do pai nas redes sociais.


Reforma da Previdência

O presidente da República, Jair Bolsonaro entregou pessoalmente aos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), a proposta de emenda constitucional (PEC) da reforma da Previdência em 20/02. A proposta prevê, por exemplo, uma idade mínima de aposentadoria de 65 anos para homens e de 62 para mulheres, a ser aplicada após 12 anos de transição. A reforma deverá inclui a criação de novas alíquotas de contribuição dos trabalhadores e a implementação de um regime de capitalização – pelo qual cada trabalhador financia a própria aposentadoria por depósitos em uma conta individual. Estados e municípios também vão fazer parte da reforma. A expectativa é que a reforma englobe também os servidores públicos e os militares.


Crise  na fronteira com a Venezuela

Os exércitos venezuelanos e manifestantes entraram em conflito na fronteira entre o Brasil e a Venezuela no final de fevereiro.  Os manifestantes jogaram pedras contra a Guarda Nacional Bolivariana, que respondeu com bombas de gás lacrimogêneo. Pouco depois, a Força Nacional do Brasil fez uma barreira de contenção para impedir o avanço dos manifestantes e interromper o confronto. O governo brasileiro condenou no domingo (24/2) "os atos de violência perpetrados pelo regime ilegítimo do ditador Nicolás Maduro" ocorridos no sábado, nas fronteiras com o Brasil e com a Colômbia, chamou o governo de Maduro de "criminoso" e apelou à comunidade internacional para "somarem-se ao esforço de libertação da Venezuela". A declaração ocorreu após conflitos impedirem a entrada de ajuda humanitária no país no chamado “Dia D”, convocado pelo autoproclamado presidente da Venezuela, Juan Guaidó para receber doações de outros países.


Oscar 2019
A 91ª edição do Oscar aconteceu no domingo (24/2), no Teatro Dolby, em Los Angeles. Roma, Pantera Negra e Bohemian Rhapsody foram os destaques da noite. Entretanto, o grande prêmio da festa, o de Melhor Filme, ficou com “Green Book – O Guia”, que fala da turnê na região de Deep South, nos Estados Unidos, feita pelo pianista de jazz clássico Don Shirley (Mahershala Ali) e Tony Vallelonga (Viggo Mortensen), um segurança ítalo-americano que trabalhou para Shirley como motorista e segurançaO ator Mahershala Ali fez história ao se tornar o segundo ator negro a conquistar duas estatuetas do Oscar.  Além disso, Roma se tornou o primeiro filme mexicano a vencer como Melhor Filme Estrangeiro. E o diretor Spike Lee emocionou ao levar como Melhor Roteiro Adaptado por “Infiltrado na Klan”. Esse é seu primeiro prêmio da Academia. 


Teste

1 - (IDECAN - 2019 - AGU – Administrador) Recentemente, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que a crise migratória na Venezuela poderia atingir o mesmo "momento de crise" observado no Mediterrâneo em 2015. A respeito da situação dos refugiados e da atuação do Brasil na resolução da crise, analise as afirmativas a seguir:

 

I. Por sua posição de líder geopolítico e principal economia da região, o Brasil acabou se tornando o país que mais recebeu fluxo de imigrantes venezuelanos.

 

II. Relatos de tensões entre alguns cidadãos brasileiros e imigrantes venezuelanos foram evidenciados em 2018, principalmente na fronteira com o Estado de Roraima.

 

III. Entre as diversas medidas propostas pelo então presidente Michel Temer, pode-se mencionar a adoção de câmbio fixo entre pesos bolivarianos e reais para permitir que imigrantes se ajustem à realidade econômica brasileira e não sofram efeitos da inflação em seu país.

 

Assinale.

a) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

b) se todas as afirmativas estiverem corretas.

c) se nenhuma afirmativa estiver correta.

d) se apenas a afirmativa II estiver correta.

e) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

 

 

Gabarito:  1D


Nenhum comentário:

Postar um comentário