terça-feira, 13 de agosto de 2019

Atualidades - Julho/2019


ATUALIDADES – JULHO/2019

Novo Premiê Britânico
O ex-ministro do Exterior britânico Boris Johnson foi eleito na terça-feira (23/7) como sucessor da premiê Theresa May na liderança do Partido Conservador e, por consequência, será o novo chefe de governo do país. Johnson superou o atual ministro do Exterior, Jeremy Hunt, ao final de uma votação realizada nas últimas quatro semanas, entre 160 mil afiliados da legenda. Durante a campanha, Johnson prometeu obter sucesso nos pontos em que May falhou e levar o Reino Unido para fora da União Europeia (UE) em 31 de outubro, com ou sem acordo.
Aprovação da Reforma da Previdência
A Câmara dos Deputados aprovou em 1º turno, em 12 de julho, o texto-base da reforma da Previdência (PEC 06/19). Por ser uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), a reforma precisa ser aprovada duas vezes na Câmara e depende de mais duas votações no Senado.
Desmatamento na Amazônia
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) detectou aumento de 88% no desmatamento da Amazônia comparando junho de 2019 com junho de 2018. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, defende que a preservação precisa encontrar um caminho que não sacrifique o desenvolvimento econômico. A política ambiental do governo brasileiro vem sofrendo críticas especialmente de países europeus, que vêm fazendo pressão para que o Brasil não deixe o acordo de Paris, pacto internacional de preservação. 
Epidemia de Sarampo
Juntos, os outros seis estados brasileiros (AM, MG, PA, RJ, RR e SC) representam 18% dos casos do país. Além de São Paulo, Rio de Janeiro e Pará também estão com surto ativo para a doença – quando o número de casos é registrado numa velocidade maior que a média da região. O Ministério da Saúde confirmou 426 casos de sarampo em sete estados do Brasil. O novo boletim foi divulgado na quarta-feira (17/07). São Paulo lidera o ranking com o maior número de infecções, representando 82% de todos os registros do país.
TESTE
1 -  (UFRR - 2019 – UFRR)   Em 2019 a Igreja Católica, liderada pelo Papa Francisco, promoverá um sínodo no Vaticano onde seu principal tema de debate será 
A) a mineração no estado do Piauí.
B) a produção alarmante de proteína no Brasil e a Igreja católica.
C) a Amazônia legal e os novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral.
D) o avanço das esquerdas na América Latina e a Igreja católica.
E) o papel das rádios católicas e questão indígena, mas o avanço do comunismo na América Latina.


Gabarito:   1C




Nenhum comentário:

Postar um comentário