sexta-feira, 30 de maio de 2014

QUESTÕES DE ATUALIDADES 

1 - (VUNESP - 2014 - PC-SP - Oficial Administrativo) O acordo entre este país e o grupo de seis países conhecido como G5+1, que prevê a redução do programa nuclear em troca de alívio nas sanções econômicas, só foi assinado após meses de encontros secretos. [...].
A comunidade internacional também fica vetada de propor novas sanções relacionadas ao programa nuclear do país. Caso ele não cumpra com o acordo no período de seis meses, está sujeito a penalidades adicionais. O país, por sua vez, se comprometeu a desacelerar seu programa nuclear.
A notícia refere-se ao acordo entre potências políticas e
 a) o Irã.
 b) Israel.
c) o Paquistão
d) o Iraque.
 e) a Turquia.

2 - (VUNESP - 2014 - PC-SP - Oficial Administrativo) Em dezembro de 2013, Nelson Mandela, prêmio Nobel da Paz, faleceu aos 95 anos de idade. Ele foi
a) pacificador dos conflitos raciais em Angola.
b) responsável pela primavera árabe na Argélia.
c) criador dos parques de preservação de animais, na África.
d) primeiro presidente negro da África do Sul.
e) fundador da liga de proteção aos acidentados por minas terrestres.

3 - (VUNESP - 2014 - PC-SP - Oficial Administrativo) Cerca de seis mil pessoas deixam o país todos os dias por causa dos conflitos em que o país está envolvido há mais de dois anos, segundo dados oficiais da ONU. Os números divulgados, em dezembro de 2013, apontam para 1,8 milhão de refugiados vivendo nos países vizinhos, uma quantidade sem precedentes.
O país onde ocorre, atualmente, o mais violento conflito da atualidade é:
 a) a Líbia.
 b) o Egito.
c) a Síria
 d) o Líbano
 e) o Iêmen.

4 - (VUNESP - 2012 - TJ-SP - Analista em Comunicação) Sobre os desdobramentos da situação na Síria, é correto afirmar que
a) o governo de Bashar al-Assad obteve apoio da ONU para reprimir as milícias que espalham violência e terror no país.
b) a Síria foi condenada no Conselho de Segurança da ONU e permanece isolada internacionalmente, com apoio apenas da Rússia.
c) a continuidade da repressão evidenciou a responsabilidade do governo sírio e os massacres se agravaram.
d) é possível considerar que as manifestações na Síria representem o desfecho da “Primavera Árabe”, pois é a última ditadura da região.
e) as lutas sociais contra a ditadura de Assad têm o apoio de tropas de Israel, pois a Síria é sua rival tradicional no Oriente Médio.

5 - (VUNESP - 2014 - PC-SP - Oficial Administrativo) O Senado uruguaio aprovou, nesta terça-feira (10.12.2013), um projeto de lei que representa uma experiência ainda inédita no mundo. Segundo um representante do governo, “há uma boa possibilidade de que a iniciativa do Uruguai tenha um impacto similar na opinião pública da América Latina”.
O projeto de lei destacado na notícia.
a) libera a classe média do pagamento de impostos.
b) cria leis trabalhistas especiais para mulheres.
c) instaura a pena de morte para crimes de corrupção
d) obriga os bancos a fornecer empréstimos aos trabalhadores
e) regula a produção e a venda de maconha no país.

6 - (IESES - 2014 - TJ-PB – Titular de Serviços e Notas - adaptada) No ano de 2014 a Venezuela vem sendo cenário de manifestações diárias contra o governo, algumas pacíficas e outras que terminam em episódios violentos. Atualmente o governo Venezuelano está a cargo de:
a) Evo Morales.
b) Nicolás Maduro.
c) Jorge Rodríguez.
d) Hugo Chávez.
e) José Mujica.

7 - (IESES - 2014 - TJ-PB – Titular de Serviços e Notas - adaptada) A anexação da Crimeia à Federação Russa foi a mais suave invasão dos tempos modernos. Ela terminou antes mesmo que o mundo se desse conta de que havia começado. A Crimeia é uma península situada na costa setentrional do Mar Negro, e foi palco de disputa entre a Federação Russa e a Ucrânia. A capital da Crimeia é cidade de:
a) Eupatória.
b) São Petersburgo.
c) Sebastopol.
d) Simferopol.
e) Kiev.

8 - (VUNESP - 2014 - PC-SP - Oficial Administrativo - adaptada) A proposta do governo federal de trazer profissionais estrangeiros ao Brasil para atuar em regiões carentes divide a opinião dos brasileiros.[...] Em julho de 2013, a aprovação ao projeto era maior entre os mais jovens (51%), entre os menos escolarizados (56%), entre os mais pobres (54%) e entre os moradores do Nordeste (56%).
Os profissionais estrangeiros citados na notícia são, predominantemente, os
a) arquitetos espanhóis.
b) médicos cubanos.
c) engenheiros portugueses.
d) dentistas argentinos.
e) professores colombianos.

9 - (VUNESP - 2014 - PC-SP - Oficial Administrativo) Em setembro de 2013, foi publicada a Lei dos Royalties, legislação que obriga o governo federal, os estados e os municípios a aplicar parte dos recursos obtidos pela produção de petróleo, em duas áreas específicas:
a) o transporte e o trabalho.
b) a energia e a cultura.
c) as comunicações e a previdência.
d) a ciência e o transporte.
 e) a educação e a saúde.

10 - (VUNESP - 2014 - PC-SP - Oficial Administrativo) A presidente Dilma Rousseff desistiu da viagem que faria aos Estados Unidos no mês de outubro. O motivo alegado para tal decisão foi
a) a crise política no Brasil devido ao aumento da inflação e à queda do PIB (Produto Interno Bruto).
b) a represália do governo brasileiro às declarações de Obama a favor da invasão militar na Síria.
c) o fato de as relações comerciais entre os dois países terem diminuído devido à crise econômica.
d) a insatisfação da presidente com as explicações de Obama sobre a espionagem americana no Brasil.
e) a interferência diplomática dos membros do Mercosul nas relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos.


GABARITO:  1a 2d 3c 4c 5e 6b 7d 8b 9e 10b

Nenhum comentário:

Postar um comentário