sexta-feira, 30 de maio de 2014

TESTES DE ARQUIVOLOGIA 

1. De acordo com o gênero, os documentos de arquivo podem ser identificados como
A) técnicos, administrativos, culturais e históricos.
B) masculinos, femininos e neutros.
C) pessoais, institucionais, públicos e privados.
D) textuais, iconográficos, sonoros e audiovisuais.
E) correntes, centrais, intermediários e permanentes.

2. Numa instituição de custódia destinada a recolher arquivos de diferentes entidades, a cada um desses conjuntos de documentos dá-se o nome de
A) fundo.
B) organograma.
C) setor.
D) divisão.
E) núcleo de memória.

3. Original, cópia, minuta e rascunho - diferentes estágios de preparação e transmissão de documentos - correspondem ao conceito de
A) espécie.
B) formato.
C) forma.
D) suporte.
E) tipo.

4. Receber, registrar e distribuir documentos, cuidando de sua tramitação, são atividades rotineiras do setor de
A) embalagens.
B) compras.
C) transporte.
D) reprografia.
E) protocolo.

5. A fim de facilitar sua consulta, os prontuários dos servidores de um órgão público são armazenados em pastas suspensas e ordenados pelo método alfabético. Considere os nomes dos funcionários abaixo relacionados e indique a sequência em que devem ficar seus respectivos prontuários.

I. Jair de Moraes Neto
II. Odair de Morais
III. José de Morais Filho
IV. Antônio de Moraes Carvalho
V. Joaquim da Silva Moreira
VI. Carlos Moura
VII. Beatriz Moreira
VIII. Ana Beatriz Moreira de Morais

A) VIII, VII, VI, I, II, IV, III, V.
B) IV, I, VIII, III, II, VII, V, VI.
C) VI, IV, III, VIII, I, VII, V, II.
D) II, I, IV, III, VI, V, VIII, VII.
E) I, III, V, II, VIII, VII, VI, IV.

6. No processo de avaliação de documentos de arquivo, constitui instrumento de destinação
A) a tabela de temporalidade.
B) o termo de eliminação.
C) o quadro de arranjo.
D) a lista de descarte.
E) o guia de fontes.

7. Os documentos da fase permanente demandam a elaboração de
A) projetos de organização e métodos (O&M).
B) planos de destinação.
C) relações de remessa.
D) instrumentos de pesquisa.
E) fluxogramas de tramitação.

8. Quando se reúnem documentos de natureza diversa em razão das imposições de determinada ação administrativa ou judicial, forma-se conjunto materialmente indivisível conhecido por
A) maço.
B) dossiê.
C) caixa-arquivo.
D) pasta.
E) processo.

9. A remoção temporária de um documento é assinalada, no arquivo, por meio de
A) jaqueta.
B) microficha.
C) guia-fora.
D) etiqueta.
E) clipe.

10. Para proteger os documentos de valor permanente, impedindo seu uso e manuseio constantes, utiliza-se a microfilmagem de
A) substituição.
B) preservação.
C) complemento.
D) referência.
E) distribuição.

Julgue os próximos itens, referentes a arquivologia.

11. A entrada ou a produção de um documento de arquivo em uma instituição deve ser seguida do respectivo registro em protocolo, o que possibilita a identificação dos metadados, para fins de acesso ao documento e controle de sua tramitação.

12. O acondicionamento — que consiste na guarda dos documentos nos locais a eles designados — e o armazenamento — que se refere à embalagem do documento com vistas a protegê-lo e a facilitar seu manuseio — são procedimentos fundamentais para a conservação e preservação dos documentos de arquivo.

13. Como medida preventiva contra o acúmulo de poeira em documentos de arquivo em suporte papel, recomenda-se a laminação do documento com uma borracha fina em pó.

14. O arquivo do Departamento de Polícia Federal compõe-se de documentos colecionados referentes a assuntos de interesse dos servidores desse órgão.

15. O uso simultâneo de microfilmagem e digitalização consiste em solução viável para o arquivamento de grandes massas documentais com longos prazos de guarda. A microfilmagem contempla o aspecto de comprovação legal, e a digitalização possibilita acesso rápido e múltiplo aos documentos.

GABARITO
1D 2A 3C 4E 5B 6A 7D 8E 9C 10B 11C 12E 13E 14E 15C

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